Uma das situações mais recorrentes quando você está atendendo um cliente é a urgência. O cliente tá com pressa, quer tudo pra ontem, e quer que tudo seja resolvido o mais rápido possível. Infelizmente esse tipo de situação faz parte do cotidiano de quem trabalha com criação, principalmente designers gráficos e publicitários.
Se for possível resolver o problema do cliente em tempo recorde e com bom resultado, essa é a melhor saída, mas é claro, ninguém é o super-homem. O problema é quando isso se torna uma rotina, e todos os pedidos do seu cliente começam a ser sempre urgentes, não planejados, e quando chegam, trazem consigo uma pressão absurda para que tudo seja feito logo.
O jargão “a pressa é inimiga da perfeição” nunca fez tanto sentido, já que o trabalho sob pressão constante pode gerar sérios problemas, não só de resultados, mas também de relacionamento com o seu cliente e também de saúde. Mas como lidar com isso?
Eu tenho uma solução muito simples, sempre deixar claro o prazo de entrega para o cliente. Quando ele pede um serviço à jato, eu faço um estudo das possibilidades, o que pode ser feito naquele curtinho período de tempo, e avalio se o resultado realmente pode ser alcançado. Se o prazo é impossível, então você tem duas saídas: contratar mais gente pra fazer junto, ou simplesmente jogar limpo com o cliente. “Não dá pra fazer nesse prazo” é muito melhor do que um “Ficou uma merda” depois de entregar.
Também tem aquela situação onde você já está atendendo um job urgente, e o cliente te joga mais um na mesa, pra ontem (já tá com a mania!). Se você tiver uma fila de jobs com prazos estabelecidos, a saída é utilizar um sistema de prioridades, e questionar o cliente se o job que chegou agora tem prioridade sobre o que já estava sendo feito, se sim, informar que o job atual vai ser parado e só será continuado depois que o mais prioritário for finalizado.
Essa fila de prioridades na verdade é muito útil, pois permite ao cliente decidir o que é mais importante e o que pode ser deixado pra fazer depois. Não dá pra simplesmente dizer que não vai fazer, você precisa manter o seu cliente satisfeito, então gerenciar a fila e dar um jeito de identificar e atender as demandas prioritárias está nas suas mãos.
Agora se você tá a fim de atender tudo o que seus clientes mandam, no tempo que eles querem, talvez esteja na hora de investir em pessoal, contratar mais gente, e quem sabe até começar a cobrar um pouco mais pelo seu trabalho.
E você, como gerencia esta situação? Me conta a sua estratégia nos comentários.
Comments ( 0 )